07/07/2015

Resenha: O Livro dos Vilões - Vários Autores

Ano de lançamento: 2014
ISBN: 9788501042101
Páginas: 320
Editora: Galera Record
Nota: ★★★★

Não estava vendo a hora de ler esse livro! Quando vi ele na bienal do ano passado  nem pensei duas vezes. Estava com uma expectativa enorme com a escrita da Carina Rissi e do Fábio Yabu (Ah, se alguem quiser me dar A Ultima Princesa, to aceitando!). E como já disse aqui no blog, eu adoro contos de fadas.. 

O livro consiste em quatro releituras modernas de contos clássicos, onde o foco é claro, os vilões. Escrito por dois autores nacionais e dois estrangeiros, o livro mostra o ponto de vista dos vilões e podemos ver o que á por trás de toda aquela maldade.


#Stepsisters, sobre sapatos e selfies - Cecily von Ziegesar

O primeiro conto do livro, trás a historia das irmãs malvadas de Cindy (Cinderela), Dizzy e Nastia, que são famosas no Instagram e viciadas em sapatos. As gemeas odeiam a meia-irmã e se aproveitam de sua bondade e acaba virando quase que a escrava das duas.

Um conto fútil, superficial e sem sentido, com personagens chatos e nem um pouco cativantes. Eu esperava muito mais do livro, mas até entendo a futilidade, é da escritora de Gossip Girl, tem alguma serie mais fútil. Quando fui ler, estava com espectativa muito alta no conto da Cecily, mas foi uma decepção.


Garota Veneno - Carina Rissi

Malvina (Rainha Má) é uma modelo mundialmente famosa obsecada por sua beleza e trabalha secretamente em um laboratório, onde cria vários cosméticos para uso proprio. Após a morte de seu marido, a modelo tem a guarda de sua enteada irritante Bianca (Branca de Neve), que entra em seu caminho e acabando com os planos da madrasta.

Melhor conto! Eu já ouvi varias pessoas falarem que a narrativa da Carina é perfeita, tenho que concorda. Ela construiu muito bem a Malvina, uma personagem que me apeguei, ela é muito cativante e fez com que eu torcesse para ela no livro todo. Mostrou um lado dos vilões que não vemos, que alguns deles apenas não são compreendidos e Malvina não é má, apenas faz escolhas erradas.

Esse conto daria um ótimo livro, sabe, tipo os livros de releituras de princesas da Paula Pimenta, a Carina poderia escrever releituras de vilões (fica a dica Galera Record).



Quando Mais Afiado o Espinho - Diana Peterfreund

Nesse conto conhecemos Malena (Malévola), uma adolescente bruxa, que queria ter uma vida normal e amigos, mas a sociedade não aceitam as bruxas e acabam sofrem muito preconceito. A mãe da garota sempre alerta sua filha, sobre as pessoas, que sempre estão atrás dela para ajuda-las em suas vidas. Malena começa a frequentar uma escola e conhece a normalidade, mas nem sempre é como planejamos.

Adorei ler algo da Diana, sempre ouvi muito falar nela, vou até procurar algum livro dela. O conto é de todos o mais triste, abordando assuntos pesados e reais, que acontecem muito atualmente, como o bullying, sexo, preconceito, amadurecimento, drogas na adolescencia.



A Menina e o Lobo - Fábio Yabu

Para fechar de chave ouro, temos a historia do Lobo Mau. O pobre lobo está cansado de sua vida de sofrimento e tristeza, tendo que repetir toda vez que sua historia for recontada. Então ele decide fugir do reino dos contos de fadas e ele consegue chegar ao mundo real, onde encontra Clara. Nesse mundo surge uma linda amizade e faz com que as pessoas vejam que o Lobo Mau não é tão mau como imaginávamos.

O escritor foi incrível, criou um universo novo em apenas um conto. Ele não escreveu apenas um conto sobre um personagem, ele se aprofundou em todos os contos e transformou o Narrador em um personagem, super original. Fábio Yabu é um ótimo escritor, virou um dos meus preferidos.


***
Um livro rápido e leve, ótimo para  ler nas ferias e passatempo. Talvez você não goste de algum conto como eu, mas é um ótimo livro. É uma boa indicação para quem curti o lado negro das historias. São releituras bem modernas, que podem acontecer na vida real (menos o conto do Yabu, mas quem sabe esse reino exista, eu acredito em Nárnia). Acho que esse livro faz com que a gente olhe os vilões com outros olhos. 

Siga o Menino Lit e fique ligado

Um comentário:

  1. Ooi, Arthur! :)

    Eu fiquei doida por esse livro quando esbarrei com ele na livraria haha
    Adoro vilões e gosto de contos de fadas, também. <3

    Abraços,
    Tia War
    http://voceetaolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir