19/04/2015

Resenha: Um Dia - David Nicholls

Ano de lançamento: 2011
ISBN: 9788580570458
Páginas: 416
Editora: Intrínseca
Nota: ★★★★(♥)

Emma Morley e Dexter Mayhew passam a noite de véspera da formatura juntos no dia 15 de julho de 1988. Eles não se conhecem direito, apenas começa uma "amizade", discutem sobre as suas vidas e seus objetivos para o futuro, sabendo que aquela maravilhosa noite juntos seria acabar pela manhã, mas não seria o ultimo.



Os anos se vão e o casal acaba virando amigos, levando suas vidas em caminhos diferentes, que não esperavam, trocando cartas, alguns encontros ou às vezes brigas. Mas só podemos ver como suas vidas estão indo uma vez por ano, no dia 15 de julho, ao longo de vinte anos. Tendo as emoções todas misturadas, lidar com os devaneios da vida e acabar mexendo muito com o amor que eles tem um pelo o outro.


Os dois protagonistas são muito diferentes, enquanto Dexter que curti a juventude sem ter um propósito para o futuro, Emma quer ser escritora e luta pelo seu sonho faz com que torcemos por ela e ficamos putos com Dexter por ser tão babaca e egocêntrico. Mas mesmo os dois sendo tão diferentes, eles se completam e esse é o legal do romance, ter um casal com personalidades opostas, que não são perfeitos e não são iguais aqueles livros clichês. A historia é muito realista, coisas que realmente pode acontecer e mostra como as mínimas escolhas podem mudar sua vida.

O Sr. Nicholls esta de parabéns por essa narrativa, contar um dia por ano da vida dos personagens sem deixar pontas soltas. O escritor conseguiu desenvolver super bem, acho que poucos conseguem um resultado tão bom, é extraordinário, um dos melhores livros que já li. A narrativa também é bastante descritiva e pesada, com um ritmo devagar no começo, mas não deixe intimidar!

Foi uma leitura incrível, acabei saindo da minha zona de conforto, nunca tinha lido um livro tão profundo e preparem-se os lenços, porque é bem capais de você chorar litros.

Siga o Menino Lit e fique ligado

Um comentário:

  1. Eu já estava querendo ler esse, e depois dessa resenha então... *-*

    maisumleitor.wordpress.com

    ResponderExcluir